Laboratório SALAS Vitória-régia

A construção de um laboratório flutuante como modelo de base avançada de pesquisa de campo na Amazônia está fundamentada na experiência do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) ao longo de seus 20 anos de pesquisa e extensão nesse ambiente.

Tradicionalmente, o Instituto Mamirauá utiliza bases de campo flutuantes construídas de modo similar às moradias flutuantes tradicionalmente utilizadas na região. São estruturas que flutuam sobre troncos de uma madeira localmente conhecida como assacu (Hura crepitans), e que por serem construídas com material local acabam gerando um alto custo de manutenção.

Laboratório Flutuante Vitória-Régia.

O Laboratório SALAS Vitória-régia concretiza uma visão de futuro, sendo o primeiro laboratório flutuante disposto em área remota na Amazônia que agrega tecnologias de ponta e sustentáveis.

O SALAS Vitória-régia é construído sobre uma base flutuante confeccionada de aço naval com espaço de laboratório, uma sala central para aulas, reuniões e palestras, dormitórios, cozinha, banheiros e uma grande área multiuso.

O Laboratório Flutuante tem estrutura adequada para a triagem de material biológico, arqueológico e etnográfico. Entre os equipamentos disponíveis, destaca-se a existência de freezer para alimentação (cozinha) e para acondicionamento de amostras biológicas (laboratório), microscópio, lupa estereoscópica, centrífuga, equipamento de radiocomunicação de baixo alcance, além de mobiliário, vidraria, material cirúrgico e insumos laboratoriais diversos. Todos esses equipamentos serão alimentados por energia solar.

Hoje está localizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, próximo à confluência do Rio Japurá com o Rio Solimões.

Recém inaugurado, no dia 05/02/2022, a estrutura já recebe pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.